Clientes de fintechs ligadas à Zetta economizaram R$ 60 BI em tarifas em 2021

Leitura: 3 min As fintechs são mesmo mais competitivas? O Panorama Zetta 2021 traz dados esclarecedores sobre o mercado de fintechs no país.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Colocar os clientes no centro das escolhas feitas pelas empresas não é uma novidade. No segmento financeiro, as fintechs são os principais exemplos dessa mudança de lógica comercial. Mas, o que exatamente significa isso? E principalmente: isso traz vantagens para as empresas?

De forma simples podemos dizer que se trata de uma cultura que pensa toda a jornada do cliente, não interessada apenas em fechar um empréstimo ou um financiamento. A ideia é de fato ter um relacionamento com a pessoa do outro lado da tela, entendendo suas dores e buscando solucioná-las. Aqui, as vantagens são uma via de mão dupla, pois ao mesmo tempo que o cliente se sente valorizado, as empresas geram a fidelização do público. 

O estudo Panorama Zetta 2021 – O futuro construído pela Zetta, elaborado pela própria associação – diga-se de passagem, sem fins lucrativos – fundada por Nubank e Mercado Pago e que representam 24 instituições da área (entre elas Bees Bank, Creditas e Inter) mostrou que somente em 2021 suas associadas geraram cerca de 60 bilhões em economia de tarifas para os seus clientes.

De acordo com o estudo, a economia chega a cerca de 67% do custo estimado do Auxílio Brasil para 2022. Estima-se que os clientes das empresas associadas à Zetta pagam até 9 vezes menos tarifas em comparação às demais instituições financeiras. Em média, cada cliente das empresas da associação economizou em 2021 R$ 671,32 ao utilizar seus serviços financeiros. 



Além da economia

As fintechs também têm sido reconhecidas pela bancarização dos brasileiros e fortalecimento dos vínculos dos consumidores com serviços financeiros. Segundo o Banco Central, em 2021, 85% da população brasileira possuía conta em alguma instituição financeira; destes, estima-se que 37% possuíam conta num banco digital, conforme pesquisa realizada pela Zetta em parceria com o Instituto Locomotiva em dezembro do ano passado sobre o papel social e a imagem das fintechs

A mesma pesquisa apontou que 81% das pessoas vêem bancos digitais como vantajosos devido a taxas baixas, aprovação de crédito simples e acessível e auxílio no controle financeiro, além de 88% indicarem que os bancos digitais mudaram para melhor o mercado financeiro.

Com isso, as fintechs fortalecem no mercado nacional um modelo de negócios inovador, ágil e centrado nas necessidades dos clientes, atraindo não apenas novos consumidores, mas também investidores. As perspectivas de futuro são de crescimento para essas instituições, que, conforme estudo do BIS (Banco de Compensações Internacionais), consolidaram o Brasil como o maior mercado de fintechs em termos de investimentos, volume de financiamento alternativo e número de negócios na América Latina em 2019



Um raio X dos clientes

O  relatório  publicado pela Zetta mostra que cerca de 37% dos brasileiros bancarizados já mantêm alguma forma de relacionamento com bancos digitais, e entre as principais motivações está, adivinhem, a redução ou isenção de tarifas.

Em 2021, as associadas da Zetta tiveram 92.028.442 de cadastros ativos de clientes (PJ ou PF) e  5.770.239 de cadastros ativos de clientes MEI (Microempreendedor Individual). Em relação à distribuição no país, o Sudeste ainda é a região com o maior número de adeptos aos associados da Zetta, concentrando 45% dos clientes, seguido pelo Nordeste, com 25%, Sul, com 13%, Centro Oeste com 9%  e Norte com 7%. 

Você sabia que ter sua própria fintech pode ser mais fácil do que você imagina? Com o conceito de fintech as a service, nós, da Phi, possibilitamos que qualquer empresa tenha sua própria fintech por meio da nossa plataforma exclusiva para a aceleração de negócios. Assim, você cria o seu negócio ou começa a oferecer serviços de banking ou financeiros, independentemente do seu tamanho. Com o grande diferencial de ter agilidade para formular soluções de acordo com as suas necessidades.  

Se você quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo de finanças, tecnologia e inovação, fique ligado nas postagens em nosso blog, nos siga nas redes sociais e acompanhe o podcast em nosso canal no YouTube e nas plataformas de áudio Spotify e Soundcloud! E para conhecer as nossas propostas, é só entrar em contato! Temos um time megacapacitado e a solução certa para tirar a sua ideia do papel. Vem com a Phi! 


Fontes:
https://fintechsbrasil.com.br/2022/04/26/clientes-das-24-associadas-da-zetta-que-somam-90-milhoes-de-contas-economizaram-ao-todo-r-60-bilhoes-em-tarifas-em-2021/
https://somoszetta.org.br/wp-content/uploads/2022/04/Panorama_Zetta_Desktop.pdf

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​

Já está indo? Que pena!

Antes, inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação!