Cultura e Ecossistema de Inovação: entenda a importância para o desenvolvimento do mercado

Leitura: 3 min Ter uma cultura de inovação e fazer parte de ecossistemas colaborativos é fundamental para quem deseja ir além.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Se destacar na nova economia não é tarefa fácil. Por isso, a cultura da inovação é cada vez mais crucial nas empresas, especialmente nas de tecnologia e finanças. Afinal, ter uma cultura inovativa e estar inserido em ecossistemas de colaboração altamente tecnológicos podem trazer benefícios incalculáveis para uma organização. 

De criar soluções inéditas a reinventar negócios, a transformação passa pela criatividade humana aliada a novas tecnologias. Entenda como o ambiente corporativo e a interação com quem respira inovação pode transformar seu negócio! 



A cultura para quem deseja inovar e se destacar

Em muitos casos a cultura das empresas é constituída pela combinação entre atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas que movimentam todos de uma organização.

Já a cultura da inovação caracteriza um modelo específico de conduta corporativa que visa, principalmente, incentivar novas ideias dentro das organizações. Uma vez que os processos de inovação geralmente são transversais, seus padrões e valores são moldados e apoiados por todos os participantes do processo. Entre as principais características de uma cultura inovativa estão:

  • O incentivo à autonomia e à experimentação com foco em melhoria e aprendizados contínuos, por meio de métodos de trabalho ágeis;

  • Hierarquia horizontalizada, em que todos se sentem confortáveis para contribuir e compartilhar aprendizados;

  • O envolvimento de todos os colaboradores como agentes impulsionadores de uma estratégia de inovação a longo prazo, clara e mensurável;

  • Diversidade e segurança psicológica de todos os participantes.



Esse tipo de cultura pode trazer muitos benefícios para as empresas. E não se trata de um achismo nosso. Um estudo realizado pela empresa americana  de consultoria McKinsey mostrou que 94% dos executivos seniores veem nas pessoas e na cultura corporativa os motores mais importantes para os processos de inovação.

Ainda segundo a pesquisa, as estratégias de inovação são capazes de criar um roteiro de como produtos e processos criativos levam negócios a atingir o sucesso no longo prazo. A cultura de inovação permite ir além das questões de sobrevivência de mercado.

Entidades que optam por investir em cultura de inovação acabam atraindo diversos benefícios. Entre os principais estão a melhoria nos processos internos, a motivação das equipes, a maior agilidade no lançamento de novas soluções e a incorporação de tecnologia e expansão no mercado. 



Ecossistema de Inovação: o que é e porque é importante investir

Os ecossistemas de inovação são ambientes estimulados por inúmeros elementos que em conjunto criam o cenário ideal para o surgimento de novas ferramentas de inovação aberta. 

Entre os participantes mais comuns destes ecossistemas encontram-se as instituições governamentais, universidades e empresas, que em muitos casos são complementadas por incubadoras, hubs de inovação, parques tecnológicos e fundos de venture capital. Essa interação cria um fluxo colaborativo no qual todos os envolvidos se beneficiam.

Nas universidades, por exemplo, há um ambiente rico em conhecimento e quando os estudantes estão lidando com questões reais do mercado de trabalho há ainda mais estímulo. Assim, quando alguma solução é criada, a instituição e a empresa parceira ganham reconhecimento. A organização se beneficia pela resolução de um problema e a universidade por atrair novos alunos. Afinal, quem não gostaria de aprender em um ambiente que comprovadamente é capaz de trazer soluções para a vida das pessoas?  Nesse ciclo, todos saem ganhando, algo que provavelmente não aconteceria se atuassem isoladamente.

Agora que você sabe um pouco mais sobre cultura e ecossistemas de inovação, que tal descobrir na prática os benefícios que eles podem trazer? Para saber mais sobre o tema basta ficar ligado nas postagens em nosso blog, nos seguir nas redes sociais e acompanhar o podcast em nosso canal no YouTube e na plataforma de áudio Spotify!


Fontes:
https://distrito.me/blog/cultura-inovacao-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
https://distrito.me/blog/o-que-e-ecossistema-de-inovacao/

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​

Já está indo? Que pena!

Antes, inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação!