Fintechs x Inteligência Artificial: a busca por inovação no setor financeiro

Leitura: 3 min Entenda como as fintechs utilizam a Inteligência Artificial em prol do desenvolvimento.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Há algumas décadas a Inteligência Artificial só era vista em filmes que traziam a projeção de um futuro distante. As grandes obras cinematográficas tentavam traduzir como viveríamos nos anos seguintes, como é o caso de Metrópolis, lá de 1927. Um outro exemplo é AI – Inteligência Artificial, que em 2001 já trouxe uma melhor dimensão do que estava por vir. Atualmente, a Inteligência Artificial já é uma realidade e tem sido cada dia mais utilizada pelas fintechs.

A sigla IA já existe há anos, mas ela tem se tornado cada dia mais frequente no mercado financeiro. Isso se deve, em grande parte, à chegada de novas tecnologias que provocaram verdadeiras revoluções na maneira como as pessoas lidam com o dinheiro e com a sua vida financeira.

Atualmente ela está muito mais inserida em nosso cotidiano e atividades diárias: muitas são as aplicações da IA ​​em questões jurídicas, sanitárias, industriais, agrícolas e, claro, nas financeiras. 

O reconhecimento de voz que temos em nossos smartphones, a recomendação de filmes da Netflix ou de livros da Amazon e o controle de tráfego que os semáforos fazem são apenas alguns exemplos de aplicativos de IA que nem percebemos.



O uso da IA pelas fintechs no mercado financeiro

As fintechs são empresas totalmente tecnológicas e a cada dia fazem mais uso dos recursos de inteligência artificial para a criação de novos serviços, como análise de imóveis para garantia de crédito, recomendações de gastos e adiantamento de salários. 

Uma pesquisa divulgada no ano passado pela empresa de inovação Distrito indicava que o Brasil possuía cerca de 75 startups financeiras com soluções de IA. 

Este número é o equivalente a 7,3% de uma base de 1.021 entidades mapeadas. A maioria (63%) utiliza a inteligência artificial para negócios entre empresas, o chamado B2B. No setor financeiro podemos destacar a aplicação da IA nos seguintes exemplos:

  • Melhorar a experiência do cliente através da oferta de produtos financeiros personalizados.

  • Os chatbots são agentes digitais que atendem às consultas mais rotineiras dos clientes. O uso da tecnologia pode automatizar até 80% das consultas recebidas pelas instituições financeiras.

  • A utilização de inteligência artificial contribui na detecção de fraudes por meio de análises comportamentais de seus clientes. O uso de IA também busca reduzir transações fraudulentas.



Com decisões mais ágeis e assertivas, as empresas aumentam a produtividade de sua equipe, reduzindo o tempo gasto em tarefas manuais e repetitivas, e isso pode ser possível com a implementação da tecnologia de IA. 

O uso de Inteligência Artificial pode trazer inovação e entregar melhores resultados. Além disso, ela também agrega na entrega de produtos e resultados aos clientes, tornando a experiência deles ainda mais satisfatória.

E aí, você sabia como a Inteligência Artificial vem sendo usada pelas fintechs e empresas do setor financeiro? Deseja saber mais? Basta ficar ligado nas postagens em nosso blog, nos seguir nas redes sociais e acompanhar o podcast em nosso canal no YouTube e na plataforma de áudio Spotify que vamos contar tudo para você!


Fontes:
https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2021/04/30/fintechs-inovam-com-inteligencia-artificial.ghtml
https://br.lexlatin.com/opiniao/inteligencia-artificial-e-fintechs-perca-o-medo-de-inovar
https://x2inteligencia.digital/2021/07/29/inteligencia-artificial-fintechs/

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​

Já está indo? Que pena!

Antes, inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação!