Entenda como o embedded finance pode gerar receita para as empresas

Leitura: 3 min O Embedded Finance preenche uma lacuna que existe entre as marcas e os bancos, incluindo empréstimos, seguros, carteiras digitais, pagamentos integrados e cartões.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Qual o futuro do setor de serviços financeiros? Provavelmente uma popularização e uma capilarização ainda maior. Na busca por receita e fidelidade dos clientes, empresas de diversas áreas têm mergulhado no setor bancário e financeiro, incorporando diversas soluções aos seus leques de produtos.

O fato de encontrar boas opções financeiras em diversos estabelecimentos, de mercados a lojas, faz com que os clientes não precisem mais passar no banco (seja ele físico ou digital) para acessar seu dinheiro, ter cartão de crédito ou débito além de muitos outros serviços.  Em algumas  situações, esse movimento pode fazer com que mesmo correntistas de bancos tradicionais passem a optar por serviços financeiros de outras empresas.  



Como os serviços financeiros incorporados funcionam?

Esse modelo preenche uma lacuna que existe entre as marcas e os bancos, incluindo empréstimos, seguros, carteiras digitais, pagamentos integrados e cartões de débito. Você já deve ter visto essa integração por aí, como no Walmart, que oferece cartões de crédito de circuito fechado que funcionam como cartões emitidos por bancos, um potencial ainda em exploração para desenvolver novos fluxos de receita.

Ao integrar esse tipo de serviço, uma loja de roupas, por exemplo, pode oferecer serviços financeiros ao longo da experiência de compra, desde o pagamento até a obtenção do seguro. Assim, as empresas fazem com que o cliente permaneça no seu site para concluir a transação, sem se inscrever em outro aplicativo, enviar solicitação de crédito demorada ou se envolver com uma empresa diferente. Ou seja, um processo rápido, ágil e personalizado.



Conheça os benefícios

Um dos maiores benefícios dos serviços financeiros incorporados é a geração de receita, uma vez que a sua empresa pode gerar receita por meio de empréstimos, taxas de pagamento e taxas de seguro, além de ter em mãos uma gama mais ampla de dados de clientes. 

De maneira resumida, quanto mais dados e melhor relacionamento financeiro você tiver com o seu público, melhor você poderá usar as finanças incorporadas para adquirir, reter e aumentar o número de clientes enquanto gera receita de novas maneiras. 

Confira uma lista de projetos financeiros que você pode explorar:

  • Seguro: varejistas de grandes ativos, como carros ou mesmo celulares, podem oferecer seu próprio seguro.

  • Carteiras vestíveis: empresas de dados de localização podem incorporar recursos de pagamento em seus dispositivos vestíveis, permitindo que os clientes paguem por serviços e mercadorias em movimento.

  • Carteiras digitais: empresas podem oferecer carteiras digitais fechadas, o que permitirá que os clientes adicionem ou deduzam créditos apenas por meio do comerciante emissor.

  • Fintechs de marca: empresas estão lançando suas próprias fintechs, permitindo que ofereçam serviços financeiros, como cartões pré-pagos, desconto de cheques, ordens de pagamento e pagamento de contas.

  • Compre agora, pague depois (BNPL): Você também pode oferecer uma opção BNPL que reduz o atrito na compra de itens mais caros, uma vez que o cliente está essencialmente fazendo um empréstimo para cobrir sua compra. 


Opções para incorporar serviços financeiros na sua empresa não faltam. Porém, para isso, você provavelmente vai precisar de parcerias. E aqui entram as fintechs: as startups têm como base a tecnologia e são capazes de oferecer diversas soluções personalizadas para seu negócio.

Para saber mais sobre soluções para o seu negócio e ficar por dentro do mundo das finanças, tecnologia e inovação, acompanhe as postagens em nosso blog, nos siga nas redes sociais e acompanhe o podcast em nosso canal no YouTube e na plataforma de áudio Spotify!


Fonte:
https://www.finextra.com/blogposting/21785/how-embedded-finance-helps-businesses-generate-revenue-and-increase-loyalty

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​

Já está indo? Que pena!

Antes, inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação!