Entenda como a personalização dos serviços financeiros pode transformar seu negócio

Leitura: 3 min A personalização tem papel fundamental na satisfação dos seus clientes.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um dos maiores impactos da pandemia no setor de negócios foi a transferência de uma rotina presencial para o mundo online. Como consequência disso, a demanda por serviços e produtos rápidos e personalizados aumentou, fazendo da tecnologia um fator essencial para a sobrevivência das instituições que desejam fidelizar os clientes.

O surgimento de bancos virtuais e plataformas de pagamento online, mais práticos e livres de taxas, também fez com que as estratégias de personalização se tornassem ainda mais importantes. Neste sentido, houve uma corrida contra o tempo rumo à virtualização e contra a incapacidade de oferecer a personalização que os clientes esperam, sobretudo, aqueles mais jovens. 

Com a pandemia da Covid-19 o uso do internet banking disparou, evidenciando a falta de preparação das instituições para oferecer ao usuário uma experiência mais ágil e personalizada. Neste cenário, surge a implantação da Inteligência Artificial (IA) às rotinas financeiras. 



Demanda por soluções

O ano de 2022 começou com uma novidade no Brasil. No setor de telecomunicações, a mudança será grande em função da chegada do 5G, o que traz efeitos para outras áreas, ainda que indiretamente. A novidade representa uma redução de custos em função da automação de processos e da virtualização do atendimento, por exemplo, mas também escancara a necessidade de investimentos inadiáveis.

A partir disso, o setor financeiro começa a investir em inovação, sobretudo em Inteligência Artificial (IA), autenticação biométrica e cibersegurança – ações que facilitam a fidelização dos clientes em função das soluções que promovem segurança, agilidade e personalização. No Brasil, as empresas que desejam investir em tecnologia têm uma vantagem, pois podem solicitar subvenções, subsídios e incentivos fiscais com o apoio direto do BNDES.  



Mas afinal, como fazer a personalização e fidelização dos clientes?

Atualmente, o consumidor passa por diferentes canais em sua jornada, tanto analógicos quanto digitais. Oferecer uma boa experiência e um bom atendimento ao longo de todo o processo é essencial para a fidelização. Mas isso só é realizável ao mapear a jornada do cliente, observando as expectativas, dores e problemas.

Após esse mapeamento, é necessário perceber que os clientes esperam um seguimento ágil, personalizado e em tempo real. Um desafio que é possível superar através do estabelecimento de padrões de coleta de dados e unificá-los em uma mesma plataforma. Assim, se constrói um perfil completo do cliente com suas rotinas, interesses e comportamento. Como consequência, criando e implementando criar e implementar produtos, serviços e estratégias de mercado.

Com a chegada do 5G, as portas se abrem para o tráfego de dados em grande volume e alta velocidade, permitindo uma grande aposta em inteligência artificial capaz não apenas de coletar e armazenar imensos volumes de dados, mas também de prever comportamentos e tendências em tempo real. As consequências disso são maior personalização da jornada do usuário, maiores retornos e uma redução de custos significativa.

Para transformar as formas de fazer negócio, é preciso pensar sempre além. Com uma realidade de imediatismo, onde as empresas e seus serviços estão a um clique ou toque de distância, as opções são muitas e as expectativas são grandes, sendo necessário fidelizar a clientela. Além de oferecer qualidade, é preciso se comprometer com a entrega de uma experiência altamente personalizada, capaz de suprir todas as necessidades do usuário.

Para saber mais sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação, basta ficar ligado nas postagens em nosso blog, nos seguir nas redes sociais e acompanhar o podcast em nosso canal no YouTube e na plataforma de áudio Spotify!


Fontes:
https://blog.nec.com.br/inteligencia-artificial-na-personalizacao-de-servicos-financeiros
https://blog.nec.com.br/personalizacao-de-servicos-financeiros-ponto-chave-na-fidelizacao-de-clientes
https://zoly.com.br/blog/open-banking-acelerando-a-personalizacao-nos-servicos-financeiros/


Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​

Já está indo? Que pena!

Antes, inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação!