Como a oferta de crédito pode beneficiar a sua empresa?

Leitura: 3 min Disponibilizar empréstimos aos usuários pode ser uma maneira de gerar receita para o seu negócio, além de promover outras vantagens.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Apesar da inadimplência cada vez mais alta, inúmeras empresas têm buscado novas  estratégias para aumentar suas vendas por meio de empréstimo aos clientes. Mas, para isso, é importante que se tenha uma política de crédito inteligente que seja capaz de identificar o perfil de cliente mais adequado ou interessante para se formar uma carteira.

Aliás, vocês sabem o que é uma política de crédito e como a oferta de empréstimo pode trazer benefícios para as empresas? 

A política de crédito é um conjunto de normas e critérios determinados pela empresa para aprovar ou negar a concessão do crédito a seus clientes. Para que aconteça a segurança financeira do negócio, deve-se assegurar que ela esteja alinhada com a realidade e objetivos da empresa, para que assim os resultados sejam consistentes. 

Para oferecer empréstimos de forma segura, é preciso eliminar, ou pelo menos diminuir, os riscos que o cliente pode oferecer para o negócio. A ideia da política de crédito é aumentar a confiabilidade nessas operações.



Vai conceder crédito? Tome cuidados!

Antes de ofertar a modalidade de crédito, é importante que você observe alguns fatores. Listamos quatro deles para que você esteja preparado quando for implementar o sistema ao seu negócio. Confira!

  • Automatizar a gestão de crédito: realizar este processo de forma automatizada permite uma análise de crédito mais objetiva. A partir disso é possível reduzir custos e elevar a produtividade de quem concede o crédito no seu negócio. 

  • Cadastros de clientes: ter os dados completos dos cliente e de forma organizada é um ponto importante. Além de ser o meio para a realização de vendas, também é útil para o pós-venda, para cobranças e possíveis negociações de pagamentos atrasados. Dados como nome, telefone, endereço, CPF, e-mail, entre outros poderão facilitar  na hora do contato.

  • Tenha prazos e limites estabelecidos: a definição de prazos e limites seguros para a concessão de crédito é feita após você conhecer o perfil do cliente. Uma das formas de fazer isso é verificando o histórico dele nos órgãos de proteção ao crédito. Lembrando que essa verificação pode ser feita através das soluções automatizadas que falamos. 

  • Considere o histórico de compras do cliente: caso você utilize uma solução de gestão de crédito, é possível pegar as informações fornecidas a cada venda para montar um histórico completo. A partir disso, é possível realizar o monitoramento de consumo, além de saber seu histórico de  inadimplências.



Quais os benefícios em oferecer crédito ao seu cliente?

Oferecer crédito aos clientes pode trazer diversos benefícios. Mas, entre os principais está o fato de poder apresentar opções de pagamento que atendam aos objetivos financeiros das partes envolvidas na transação. 

Isso pode criar o aumento da atividade de negócios e, respectivamente, a ampliação da carteira de clientes, que poderá favorecer o faturamento da empresa. Alguns dos outros benefícios são:

  • Fortalecimento e maior divulgação da marca própria da empresa;
  • Fidelização e melhora no relacionamento com os clientes
  • Oferta de um meio de pagamento atrativo;
  • Aumento da receita, através de encargos, taxas, serviços etc.;
  • Incentivo às compras por impulso, ponto que aumenta o valor do ticket médio.



Apostar na oferta de crédito pode ser uma ótima solução para empresas, mas para isso é importante procurar quem entende do assunto para ajudar nessa implementação.

Quer ficar por dentro de tudo que está rolando no mundo de finanças, tecnologia e inovação? Acompanhe as postagens em nosso blog, nos siga nas redes sociais e escute o podcast em nosso canal no YouTube e nas plataformas de áudio Spotify e Soundcloud, e fique por dentro das novidades!


Fontes:
https://blog.infoxnet.com.br/como-a-oferta-de-credito-pode-contribuir-para-a-geracao-de-receita-em-sua-loja/
https://deps.com.br/entenda-a-importancia-de-ter-uma-politica-de-credito-na-empresa/
https://www.serasaexperian.com.br/conteudos/credito/qual-e-a-importancia-da-politica-de-credito-de-uma-empresa/

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​

Já está indo? Que pena!

Antes, inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação!