Um novo ambiente com novas possibilidades para as fintechs: conheça o Metaverso

Leitura: 3 min Uma nova possibilidade para as fintechs oferecerem soluções de transações e quem sabe, criar o seu próprio Metaverso.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Hoje vamos falar de um assunto que ganhou as principais manchetes dos sites no mundo inteiro, e que também foi notícia em episódios do nosso Phicadica Podcast. A mudança do nome do Facebook para Metaverso. Se você ainda não está sabendo, confira os últimos capítulos do nosso programa no Youtube, Spotify e Soundclound.

As mudanças que estão por vir proporcionam novas oportunidades para empresas que desejam aderir a soluções de fintechs neste novo ambiente digital. Além de criadora de soluções financeiras para metaversos de terceiros, as startups financeiras que já possuem mais amadurecimento poderão criar metaversos próprios.

“A capacidade de gerenciar finanças e transações neste novo ambiente será a chave para torná-lo tão envolvente e comparável à vida real quanto o Facebook espera”, explica o analista de fintechs do Insider Intelligence, Victor Chatenay em entrevista ao portal Fintech Brasil.



O que é Metaverso?

Mas o que seria esse tal de Metaverso? De forma simples, é a terminologia usada para indicar uma espécie de mundo virtual que busca criar uma réplica da realidade por meio de dispositivos tecnológicos. Ele cria um ambiente coletivo e virtual compartilhado, formado pela integração da realidade virtual, realidade aumentada e internet. A expressão foi vista pela primeira vez na obra “Nevasca”, do escritor americano, Neal Stephenson.

No caso do antigo Facebook, o Metaverso será justamente uma maneira imersiva de se conectar com as pessoas por meio da internet e da tecnologia.

É o que explicou o head do Instagram, Adam Mosseri através de seu perfil na rede para os seguidores: “Acho que isso soa como um jargão do Silicon Valley para muita gente, então decidi explicar um pouco sobre como nós vemos o Metaverso. A ideia é basicamente uma internet que você não só acesse, mas adentre. Uma experiência mais imersiva (…) Em vez de conversar por vídeo, olhando para um retângulo iluminado, nós poderíamos estar no mesmo cômodo e isso daria a sensação de maior intimidade, de maior conexão.”



As fintechs no Metaverso

A criação do Metaverso, pode criar novas oportunidades para empresas do segmento financeiro. É a aposta que está sendo feita pelas fintechs, que ao longo dos anos modificaram o ecossistema financeiro e proporcionaram uma verdadeira revolução. 

As fintechs já possuem os pés na tecnologia, e na última década, a facilidade de acesso aos serviços financeiros online foi um um dos principais impulsionadores de inovação dessas empresas, como o que o Google fez com as informações e a Amazon com os bens de consumo.

Outro aspecto que colabora para a imersão das startups financeiras neste novo ambiente, é que, a pandemia incentivou as pessoas a interagir digitalmente, fazendo com que a adesão às empresas disparassem. Só nos Estados Unidos, 88% dos consumidores utilizam as soluções de fintechs.

O uso do metaverso, trará, “uma nova fase de experiências virtuais interconectadas usando tecnologias como realidade virtual e aumentada”, de acordo com o vice-presidente de Assuntos Globais do Facebook, Nick Clegg. Junto a isso, já há a  expectativa do consumidor para acesso a serviços financeiros.

Apesar de já anunciado, o Metaverso ainda é um pouco complexo, especialmente para entender como ele irá funcionar dentro do mercado. Mas, uma coisa é certa, a experiência que as fintechs irão proporcionar aos seus clientes, será algo a nível de filmes futuristas que só víamos nos cinemas.


Nós, da Phi, ficaremos atentos a todas as novidades a respeito do Metaverso. Se você quer saber mais sobre o mundo das finanças, tecnologia e inovação, acompanhe as postagens em nosso blog, nos siga nas redes sociais e escute o podcast em nosso canal no YouTube e nas plataformas de áudio Spotify e Soundcloud, e fique por dentro das novidades! Vem com a Phi.


Fontes:
https://fintechsbrasil.com.br/2021/11/08/metaverso-e-a-nova-fronteira-para-fintechs-oferecem-solucoes-de-transacoes-e-ate-criarem-seus-proprios-metaversos/
https://www.emarketer.com/content/fintechs-will-play-key-role-metaverse
https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2021/10/28/o-que-e-o-metaverso-apontado-como-o-futuro-do-facebook-por-mark-zuckerberg.ghtml
https://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/noticia/2021/10/o-que-e-o-metaverso-entenda-o-significado-do-novo-nome-da-empresa-do-facebook.html

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Negócios

Open Innovation: o que é e como funciona?

Leitura: 3 min Ambientes colaborativos e desenvolvimento em conjunto têm se mostrato estratégias essenciais para inovar e expandir mais rapidamente diferentes mercados. Conheça a Inovação Aberta!

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​

Já está indo? Que pena!

Antes, inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação!