Phygital: a união entre o offline e o online

Leitura: 3 min Os mundos real e virtual estão cada vez mais próximos e é preciso que seu negócio esteja pronto para proporcionar uma nova experiência aos clientes.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Sejam grandes invenções ou pequenos costumes cotidianos, a vida está em constante movimento. Um exemplo são os hábitos de compra, que mudaram significativamente nos últimos anos. Hoje, não é mais necessário sair do conforto de casa: em poucos cliques, através do computador ou do próprio celular, é possível adquirir uma gama variada de produtos. Esta tendência de digitalização do consumo é conhecida como phygital.

A palavra é uma junção de physical (físico) e digital. Este conceito envolve esses dois universos na experiência do consumidor, de modo que ela seja cada vez mais especial e atrativa aos usuários. Assim como o próprio nome já diz, esta tendência tem unificado cada vez mais o mundo offline e online


Matrix, é você? 

Brincadeiras à parte, os avanços tecnológicos trazem consigo uma série de teorias, a maioria bastante fantasiosas, sobre uma substituição completa do meio físico pelo online. Não achamos que um sistema artificial irá criar a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia, como no clássico dos anos 90. Mas no ponto de vista do digital sim, muitas atividades serão mais mediadas pelas máquinas.

Sabe aquelas comprinhas feitas pessoalmente nas lojas? Elas seriam coisas do passado, já que as lojas virtuais dominariam por completo o cenário. No entanto, não é isso o que está ocorrendo. E é justamente aí que surge o conceito de phygital.


Phygital e o mercado

Mesmo que ainda seja considerada uma tecnologia relativamente recente, nos últimos sete anos as startups que apresentam soluções para o varejo phygital já movimentaram cerca de US$ 22 milhões. 

Além disso, o ano passado acumula 60% do volume total de investimentos, e o fator principal para esse fenômeno foi a crise sanitária mundial causada pelo Coronavírus, que obrigou os comércios a se reinventar e a buscar novas fontes de venda além das lojas físicas.

No e-commerce, o phygital busca unir o útil ao agradável, trazendo a praticidade do digital e a confiança do físico. De forma geral, o varejo phygital cria uma conexão entre e-commerce e loja física, seja através de ativações e experiências com mobile e displays interativos, realidade virtual e aumentada na loja ou entregas mais flexíveis por click & collect e ship from store. O phygital é uma das tendências que vem crescendo com força e mais cedo ou mais tarde será, de certa forma, imposta pelo mercado às empresas e aos consumidores. 

A plataforma Distrito Dataminer produziu um relatório contendo 5 tendências que devem impactar o setor do varejo no pós-pandemia, e uma delas é justamente o phygital. De acordo com o estudo, mesmo com o fim da crise sanitária, estima-se que a presença física nas lojas ainda seja baixa de forma permanente à medida que o e-commerce se consolida como um canal preferencial para os consumidores.


Vamos entrar e tomar uma xícara de café? 

Nesse contexto, é importante que o valor de cada visita ao ponto de venda físico seja maximizada. E meios para fazer isso não faltam, mas a tendência é apostar na união da experiência física e digital dos clientes. Assim, há a necessidade de investimentos para atender à demanda crescente por tecnologia in-store: adaptação ao mobile payment, logística adequada às retiradas em compras feitas por apps, realidade aumentada para testar produtos, apps para escanear códigos de barra, entre outras estratégias.

E agora que você sabe o que é phygital, fica mais simples de compreender esta tendência que há anos vem causando mudanças no setor de varejo. Estar por dentro de tudo que acontece no segmento financeiro e tecnológico é importante para manter o seu negócio cada vez mais competitivo, não acha?

Quer saber mais? Fique ligado nas postagens em nosso blog e nos acompanhe em nossas redes sociais. Vem com a Phi!


Fontes:
https://distrito.me/phygital/
https://rockcontent.com/br/blog/phygital/

[ebook] A Revolução do Banking chegou!

7 inovações do banking que vão impulsionar sua empresa

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Banking

Quanto mais digital melhor!

Leitura: 4 min Estudo realizado pelo fundo de venture capital Atlântico mostrou que clientes possuem maior inclinação às instituições financeiras digitais.

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​