6 livros para ficar por dentro do mercado financeiro

Leitura: 3 min Seja você um expert do mercado ou apenas um curioso, os livros são ótimos aliados para saber cada vez mais sobre esse segmento.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Desde muito cedo ouvimos que a imaginação é um mundo sem barreiras, e é nela que surgem as ideias que podem mudar a nossa vida ou a de outras pessoas. Mas como ter referências e estimular a criatividade? Bem, com certeza não há uma fórmula mágica para isso, mas com certeza as leituras podem ajudar e muito. 

Por isso, separamos uma lista com alguns livros para estimular a mente, além de servirem como portas de entrada para compreender melhor o segmento financeiro, tecnológico e de inovação. Quer saber mais sobre fintechs, inovações e tendências em serviços financeiros, bitcoin e blockchain? Confira as dicas que separamos para você:


1 – A Revolução Fintech – O Manual das Startups Financeiras

Este livro serve como um guia para quem deseja entender desde o início o processo de criação das fintechs e como ocorreu a revolução no sistema financeiro a partir da chegada delas ao mercado, além de como elas influenciam o setor. 

A obra é de autoria de Anne Chishti e  Janos Barberis, que, em um único volume, reuniram tudo o que investidores e empreendedores precisam saber para que consigam crescer no mercado.


2 – Financial Inclusion at the Bottom of the Pyramid

O livro tem como foco um tema que desde a criação das fintechs ficou cada vez mais em evidência no Brasil: a inclusão financeira e os desbancarizados. Com produtos mais tecnológicos a facilidade de interação com o dinheiro aumenta, o que favorece a criação de serviços financeiros inovadores a quem antes não tinha nem conta corrente.

Com as mudanças que ocorreram ao longo dos anos, a inclusão financeira se tornou cada vez mais possível e o livro escrito por Karl Mehta propõe uma visão para um mundo melhor a partir de planos que colaborem para alcançar objetivos.

 
3 – A Revolução das Moedas Digitais. Bitcoins e Altcoins

A obra da autora Tatiana Casseb B. M. Barbosa responde algumas das dúvidas mais frequentes quando o assunto são as moedas digitais. Contendo explicações sobre como as criptomoedas funcionam, questões legais e de segurança, o livro tem o objetivo de proporcionar ao leitor um melhor conhecimento a respeito da revolução tecnológica que está acontecendo, permitindo que seja formada a própria opinião sobre o assunto.


4 – Blockchain Para Principiantes: Tudo o que Precisa de Saber Sobre a Tecnologia Blockchain, e Como está a Criar uma Revolução

Em Blockchain para Principiantes, o autor Jimmy Cooper explica para o leitor que, atualmente, blockchain e bitcoin não têm mais a mesma relação um com o outro, apesar de terem surgido lado a lado. Ele também busca ensinar, através da história do blockchain, como devem agir para obter lucros, além de explicar sobre os riscos e potenciais que essa tecnologia traz para os investidores.


5 – A Quarta Revolução Industrial

O fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, mostra neste livro o porque ele acredita que foi dado o start do momento mais emocionante e desafiador do sistema econômico. 

Em sua obra, ele elucida as mudanças e os impactos proporcionados pela quarta revolução industrial, que é uma revolução de especificidade tecnológica. Além disso, são destacadas as oportunidades e os dilemas que podemos enfrentar e como o blockchain é a chave dessas transformações.


6 – O Capital no Século XXI

Como sexta e última opção da lista, trazemos como dica o livro “O Capital no Século XXI” do autor francês Thomas Piketty, uma das obras atuais mais aclamadas no segmento de economia, principalmente pela extensa pesquisa do autor que durou cerca de 15 anos.

Nela, Piketty aborda a concentração de riqueza a partir de uma perspectiva histórica, além de questões ligadas à desigualdade. Seus estudos são fundados em informações do século XVIII de uma série de países para chegar a conclusões decisivas. A obra é focada especialmente na compreensão dinâmica sobre a ligação entre o crescimento econômico e o rendimento.



E aí, você já leu alguma dessas sugestões que trouxemos? Nós, da Phi, acreditamos que através da leitura podemos encontrar soluções para problemas antigos ou para novos que estão por vir. Confira também em nosso blog os textos com dicas de 5 livros para quem quer inovar e de 6 podcasts para saber mais sobre o mercado financeiro e de tecnologia. Vem com a Phi! 


Fontes:
https://www.conexaofintech.com.br/fintech/10-livros-sobre-fintech-e-inovacao-em-servicos-financeiros/
https://www.textecnologia.com.br/blog/financeiro/livros-sobre-fintech/
http://www.conexaofintech.com.br/blockchain/livros-sobre-blockchain-bitcoin/
https://cmcapital.com.br/blog/7-livros-sobre-mercado-financeiro-que-voce-precisa-ler/

[ebook] A Revolução do Banking chegou!

7 inovações do banking que vão impulsionar sua empresa

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​