Pix Offline: BC planeja a criação de um cartão físico para a funcionalidade

Leitura: 3 min A nova solução foi pensada para viabilizar a realização de Pix mesmo sem conexão com a internet, ampliando o acesso da sociedade ao Pix.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

É mais facilidade e comodidade que vocês querem? Então fiquem atentos que vem mais uma por aí! Desde que foi apresentado aos brasileiros em novembro de 2020, ele já se tornou um sucesso em todo o país. Sim, estamos falando dele mesmo, do Pix, o meio de pagamento desenvolvido pelo Banco Central (BC) e que tem sido um fiel amigo daqueles que precisam realizar transações em poucos segundos. Além de já ter revolucionado a forma como pagamos e recebemos, o Pix segue surpreendendo com mais novidades. Agora, o BC visa a implementação do Pix Offline, que poderá contar com um cartão físico que não necessita de internet para uso. Ou seja: quer transferir dinheiro na hora para aquele filho que não tem conta corrente? Basta carregar o cartão e ele poderá ser utilizado normalmente, como um cartão de débito.   


Como funciona

Com o cartão Pix a ideia é que o sistema funcione sem acesso à internet. Como uma espécie de cartão pré-pago, a proposta é que os usuários consigam transferir recursos para ele enquanto estiverem online e usem o cartão normalmente no mundo offline, de acordo com o presidente da entidade, Roberto Campos Neto. “Em algum momento teremos o cartão Pix. Você aproxima o celular e transfere [o dinheiro]. Você vai poder usar o cartão no mundo offline e quando voltar para o mundo online, você se conecta e pode transferir o seu saldo de volta”, afirmou Campos Neto durante evento promovido pelo escritório de advocacia Mattos Filho. A informação foi publicada no site Folha de São Paulo. 

Seguindo o cronograma oficial do Pix, determinado pelo Banco Central, essa nova funcionalidade deve ser implementada no quarto trimestre de 2021, junto com o Pix por aproximação e o mecanismo especial de devolução, que foi planejado pela entidade como forma de aumentar a rastreabilidade e reprimir os fraudadores. Mas, antes dessas funções, ainda estão por vir o Pix Saque e o Pix Troco, ferramentas que envolvem a possibilidade de sacar ou receber dinheiro físico em empresas de varejo.


Cartão é uma das opções

Por meio de uma nota, o BC explicou que o Pix Offline visa ampliar os casos de uso atendidos pelo Pix, oportunizando que um pagador que esteja sem acesso à internet possa efetuar as transações sem se preocupar. “Há uma ampla gama de tecnologias que podem ser adotadas para a iniciação de um Pix Offline, o cartão é uma delas. O BC está em fase de estudo dessas tecnologias no escopo da agenda evolutiva e oportunamente divulgará as especificações estabelecidas”, afirmou a entidade em publicação ao site Folha de São Paulo.

O meio de pagamento está tão na graça da população que recentemente bateu seu próprio recorde de transações em um dia. Segundo o BC, foram registradas 31,3 milhões de operações em um único dia, número que supera o recorde obtido no final do mês de junho, de 27,9 milhões. E com as novidades que estão por vir, esses números podem ser ainda maiores. 

O meio de pagamento desenvolvido pelo Banco Central se tornou um facilitador para quem não tem tempo a perder. E as novidades do Pix estão só começando, ao longo deste ano novas chegarão ao mercado e estarão disponíveis aos usuários, trazendo mudanças tanto para pessoas físicas quanto para as empresas. E nós, da Phi, estamos atentos sobre tudo o que acontece no mercado financeiro e de meios de pagamentos. Acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece.

Fontes
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/06/banco-central-planeja-cartao-fisico-para-implementar-pix-offline.shtml
https://noomis.febraban.org.br/temas/meios-de-pagamento/pix-bate-recorde-de-transacoes-diarias
https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix

[ebook] A Revolução do Banking chegou!

7 inovações do banking que vão impulsionar sua empresa

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​