As parcerias entre bancos tradicionais e fintechs aumentaram em 2020

Leitura: 3 min Pesquisa feita pela Febraban aponta que 60% das instituições tradicionais contam com a colaboração das fintechs no desenvolvimento de produtos e serviços.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os bancos buscam constantemente ampliar as opções de produtos e serviços oferecidos aos clientes, o que demanda bastante conhecimento em tecnologia e equipes especializadas. Por isso, as fintechs se tornam ótimas aliadas das instituições bancárias tradicionais quando o assunto é misturar tecnologia, inovação e serviços financeiros. 

A 29ª edição da pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, realizada pela Deloitte e divulgada recentemente no Ciab Febraban, evento organizado pela própria Federação Brasileira de Bancos, mostrou que em 2020 cresceram o número de parcerias firmadas entre bancos e fintechs. Atualmente, 60% das instituições tradicionais contam com a colaboração das startups financeiras para ajudar no desenvolvimento de produtos e ofertas como empréstimos, meios de pagamento e abertura de contas. Levando em conta todas as áreas em que atuam, 87% dos bancos buscaram estabelecer parcerias com fintechs, bigtechs e varejistas, enquanto no ano anterior esse número era de 69%.

O aumento nesses números possui relação com a quantidade de fintechs no mercado e com a criação do Open Banking, sistema que irá promover inúmeras mudanças no sistema bancário brasileiro. Outro ponto a ser levado em consideração é a pandemia causada pela Covid-19: as medidas de distanciamento e isolamento social, que tiveram início ainda em março de 2020, e contribuíram para essa nova tendência. Apesar disso, segundo Sérgio Biagini, sócio-líder da Deloitte, esse movimento pode ocorrer de forma ainda mais acelerada com o passar do tempo. 


A praticidade trazida pelo mobile

Essas parcerias promovem transformações, e isso fica ainda mais evidente por meio de outro aspecto que foi notado no estudo: a utilização do celular para assuntos bancários. O mobile se tornou o canal favorito dos brasileiros que desejam pagar contas, fazer transferências, contratar crédito e as demais operações bancárias, tornando ainda mais forte algo que era visto nos últimos anos. Em 2020, as transações realizadas via mobile banking representaram mais da metade (51%) do total das operações feitas no país, e, de acordo com o estudo da Febraban, é a primeira vez que isso acontece. 

Com isso, as transações financeiras feitas por meio de aparelhos celulares atingiram alta de 64% em 2020, as quais foram impulsionadas também pelo auxílio emergencial. “Com a popularização dos serviços financeiros pelos canais digitais, continuamos avançando no terreno importante da inclusão financeira no Brasil, especialmente com o mobile banking, que permite carregar o banco em seu bolso e acessar em qualquer hora ou local, serviços antes restritos a agências bancárias. Praticamente, todas as operações bancárias podem ser feitas de forma eletrônica”, afirma Rodrigo Mulinari, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da Febraban em publicação no site Fintech Brasil.

O estudo revelou as tendências de investimentos e do uso da tecnologia no setor financeiro. Essas tendências estão relacionadas principalmente às questões tecnológicas. “A pandemia contribuiu para acelerar um movimento que já era progressivo e consistente de transformação digital por parte dos bancos, que historicamente estão na vanguarda dessa área em nosso mercado”, explica Sérgio Biagini ao Fintech Brasil.Os acordos firmados entre bancos e fintechs têm permitido que essas instituições consigam ofertar uma gama diferenciada de serviços e produtos aos clientes. As fintechs podem ser grandes parceiras de quem deseja usar a tecnologia para inovar e alçar novos voos. Nós, da Phi, somos uma fintech parceira de nossos clientes e estamos sempre disponíveis para entender suas dores e achar a solução perfeita para cada uma delas. Aproveitando o movimento feito pelos bancos, que tal você também iniciar uma parceria de sucesso? A Phi pode ser essa grande aliada para você e seu negócio. Vem com a gente!

Fontes:
https://fintechsbrasil.com.br/2021/06/24/mais-da-metade-dos-bancos-fecharam-parcerias-com-fintechs-em-2020-mostra-nova-pesquisa-da-febraban/
https://oglobo.globo.com/economia/ciab-febraban-bancos-investiram-257-bi-em-tecnologia-em-2020-25075008

[ebook] A Revolução do Banking chegou!

7 inovações do banking que vão impulsionar sua empresa

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​