6 podcasts sobre tecnologia e finanças para você ouvir a qualquer momento

Leitura: 6 min De forma simples e (quase sempre) descontraída, fique por dentro de tudo que acontece.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Diariamente, nós, da Phi, produzimos conteúdos para deixar você por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro. Seja através de postagens publicadas no blog em nosso site (que está de cara nova) ou através de nossas redes sociais (nos siga lá também), elaboramos materiais que ajudam você a ficar sabendo das atualizações do segmento. 

Mas entendemos que às vezes seja complicado acompanhar as novidades. Se você é daquelas pessoas que não têm muito tempo para ler, mas está sempre com os fones de ouvido, talvez a solução seja ouvir podcasts feitos especialmente para quem deseja saber mais sobre o mercado financeiro. Pensando nisso, separamos algumas sugestões para que você possa se manter informado a qualquer hora do dia. Seja cozinhando, praticando exercícios ou dirigindo, basta dar o play. Confira:


Fintech Talks

Começamos com o podcast Fintech Talks. Ele é apresentado por Bruno Diniz, que é co-fundador da Spiralem, Head América do Sul na Financial Data & Technology Association (FDATA), professor no curso sobre fintechs da Fundação Getulio Vargas (FGV) e no MBA da USP/Esalq. Além disso, já realizou diversas palestras e atua como colunista na plataforma Noomis da FEBRABAN e no portal global sobre criptoativos Cointelegraph. Ou seja, uma pessoa que entende do assunto e é conhecida no mundo das fintechs.

Por meio de entrevistas com especialistas do segmento, Bruno Diniz apresenta os boletins semanais e expõe suas análises e opiniões relevantes para o setor. Geralmente, nas terças-feiras sai um novo episódio do podcast, e cada um dura em média de 20 a 35 minutos. A edição é separada por blocos, os quais abordam cada tópico mencionado por Diniz no início do programa. Para você ouvir enquanto vai ao trabalho ou realiza uma atividade e outra, essa é uma opção que possui linguagem simples e de fácil compreensão. Ideal para quem deseja saber das principais notícias em pouco tempo.


Primocast

Você já deve ter visto em alguma livraria ou banca de jornal o livro “Do mil ao milhão: Sem cortar o cafezinho?”. Ele foi escrito por Thiago Nigro e se tornou um sucesso para aqueles que desejam aprender a gerir melhor a sua saúde financeira. Mas, antes do grande sucesso do livro, Nigro já era famoso no YouTube fazendo vídeos sobre investimentos em seu canal O Primo Rico e, hoje, tornou- se uma referência no assunto.

Em 2019, ele decidiu criar o Primocast, no qual fala sobre o mundo das fintechs. Toda semana um time de especialistas é convidado para falar sobre finanças, investimentos, empreendedorismo e muito mais. Seu primeiro episódio foi ao ar em janeiro de 2019 e, ao final do ano, a atração já estava nos Top 10 podcasts mais ouvidos do Brasil através da plataforma de streaming Spotify, além de ocupar o Top 5 de outras plataformas de áudio. Diferente do Fintech Talk, o programa possui uma maior duração de tempo, chegando a ultrapassar uma hora de conversa. Outro aspecto que o diferencia do Fintech Talk é que ele possui um clima mais descontraído entre o apresentador e os convidados. Com uma linguagem bem simples, ele é uma ótima opção para quem deseja aprender sobre o mercado financeiro de uma forma leve e ao mesmo tempo séria. 


G1 – Educação Financeira

Outra opção para quem deseja estar a par de tudo que acontece dentro do mercado financeiro é o G1 – Educação Financeira. Um podcast feito pelo portal de notícias Globo.com e que semanalmente aborda os mais variados assuntos que compõem o ecossistema financeiro. Se você deseja aprender um pouco mais sobre esse segmento, o programa feito pelo G1 é uma ótima escolha.

Ele é um podcast voltado às questões econômicas. Além de explicar alguns temas como o que é score de crédito e como ele é usado, os programas também trazem dicas que colaboram para aqueles que desejam criar uma educação financeira e assim gerir melhor seu dinheiro, como cinco dicas para MEIs organizarem as finanças. Seus episódios geralmente são de curta duração, contendo cerca de 6 minutos o mais curto e 42 o mais longo. Ou seja, é uma excelente opção para quem quer estar por dentro do que acontece em poucos minutos e aprender a manter o dinheiro no bolso sem muito aperto. Ele também possui uma linguagem de fácil compreensão e o apresentador busca explicar os termos para que os ouvintes não fiquem confusos.


Bora Dominar

Assim como diz o próprio nome, este podcast busca ensinar as pessoas a terem um domínio sobre suas finanças, de forma que consigam administrar seu dinheiro e possam aproveitar mais a vida. Os programas são apresentados pela personal trainer da vida financeira, Luciana Fiaux, e pela jornalista Winola Tavares. Com bate-papos bem humorados e que vão direto ao ponto, elas ensinam como as pessoas podem fazer para pagar as contas mas sempre ter um dinheirinho guardado para uma emergência ou para investir em si mesmo.

O primeiro episódio do programa foi ao ar em setembro de 2019, e desde então elas dão diversas dicas para que seja criada uma saúde financeira mais estável. Cada programa tem uma hora ou mais de duração e possui um formato bem leve e descontraído, realmente um bate-papo. É uma ótima opção para quem deseja criar hábitos saudáveis para gerir seu dinheiro, além de dar várias risadas com as apresentadoras.


Mulheres de Produto

O protagonismo feminino em empresas voltadas à tecnologia se torna a cada dia mais importante. Para falar sobre o tema, sugerimos o podcast “Mulheres de Produto”, que em episódios semanais traz convidadas desenvolvedoras, designers, product managers e outras profissionais da comunidade para oferecer dicas, compartilhar trabalhos e trajetórias, e ainda apresentar grandes tendências do setor. Criado em 2018 por Erica Castro, Lenka Rejfířová e Maria Oliveira, o podcast busca inspirar as mulheres do mercado da tecnologia.

Com conversas bem humoradas, em que as apresentadoras trazem somente convidadas mulheres para falar sobre o mercado de tecnologia, o programa é disponibilizado de maneira quinzenal nas plataformas de streaming. Cada episódio conta em média com 45 minutos de duração com diferentes tipos de conteúdos. O podcast também busca explicar ideias e conceitos técnicos para quem não trabalha na área, explorando temas como versionamento de código, business design e UX Writing, com o objetivo de fomentar o conhecimento e a capacitação dos ouvintes.


Hipster Ponto Tech

Encerraremos a nossa lista com o mais antigo entre todos os indicados até o momento: o Hipster Ponto Tech, que teve seu episódio piloto lançado lá em julho de 2016. Ele é produzido na parceria firmada pelas empresas de cursos voltados à área de tecnologia Caelum e Alura, que por meio do podcast promovem debates entusiasmados sobre programação, design, UX, gadgets, startups e as últimas modinhas em tecnologia, como eles mesmos dizem durante a abertura dos episódios.

Os programas possuem em média 45 minutos e trazem convidados de diferentes partes do mundo e especializados nas mais variadas áreas da TI; como inteligência artificial, engenharia de aprendizado de máquina, telemedicina, segurança de dados e serviços de streamings, além de outros temas, que buscam enriquecer as discussões e promover um conhecimento aprofundado sobre os assuntos. As conversas possuem uma linguagem descontraída e são bem explicativas para quem ainda é novato nos temas. É uma ótima opção para aqueles que desejam aprender, de forma descontraída, sobre as últimas novidades do setor. Adicione essas sugestões à sua lista de podcasts e não perca nada do que está acontecendo nesse mundo repleto de novidades. Quer saber sobre o mercado financeiro e de tecnologia? Acompanhe as postagens em nosso blog e nos siga nas redes sociais! Você não vai se arrepender!


Fontes:
https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/05/10-podcasts-nacionais-de-inovacao-para-adotar-na-sua-rotina/#foto3
https://hipsters.tech/
https://www.infomoney.com.br/negocios/primo-rico-firma-contrato-de-exclusividade-de-conteudo-com-spotify/
https://fintech.com.br/blog/fintech/fintech-podcast/
http://brunodiniz.com/?lang=pt-BR
https://www.remessaonline.com.br/blog/7-podcasts-para-aprender-sobre-o-mundo-das-fintechs/

[ebook] A Revolução do Banking chegou!

7 inovações do banking que vão impulsionar sua empresa

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​