Pix ganha prêmio internacional na categoria inovação

Leitura: 3 min A premiação Fintech & Regtech Global Awards 2021 elegeu o sistema de pagamentos brasileiro como o melhor do mundo.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Desde o seu lançamento, em novembro do ano passado, o Pix tem se tornado um fiel aliado para quem deseja realizar transações de forma simples e rápida, além de ser um dos carros-chefe de um período de inovação do sistema financeiro e da vida de muitos brasileiros. O meio de pagamento desenvolvido pelo Banco Central (BC), que está disponível 24 horas por dia e todos os dias do ano, incluindo sábados, domingos e feriados, recentemente foi eleito o melhor do mundo entre os produtos de pagamentos de Bancos Centrais, que foram lançados nos últimos 12 meses. O Pix levou a melhor na categoria “Inovação de Pagamentos” da premiação Fintech & Regtech Global Awards 2021.

Na categoria em que o Pix conquistou o primeiro lugar, os critérios avaliados foram as iniciativas de pagamento lançadas no último ano, as quais fossem controladas ou supervisionadas por um banco central ou meio regulador financeiro e que, por meio do uso de uma nova tecnologia, resultaram em ganhos de eficiência, tanto em custos, como em velocidade, além de terem contribuído para a inclusão financeira. A premiação ocorreu na quarta-feira, 16, que, devido à pandemia causada pelo Coronavírus, precisou ser realizada em formato online. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, agradeceu em vídeo o reconhecimento dado ao Pix: “É uma grande honra receber esse prêmio, ter esse importante reconhecimento do Central Banking Awards 2021. O Pix contribui de maneira decisiva para a democratização do acesso a meios eletrônicos de pagamento, impulsiona a competição e gera mais eficiência no mercado. Ele atingiu resultados expressivos em um curto período de tempo e continua crescendo a cada semana”.

Além dos agradecimentos pelo prêmio, o presidente do BC também reconheceu todas as pessoas que têm trabalhado desde a criação do meio de pagamento até a sua implementação e operacionalização. Ele disse que a instituição tem atuado para o desenvolvimento de novas funcionalidades do ecossistema, para que futuramente possa ocorrer a inclusão de meios de pagamentos instantâneos de outros países. 

O Fintech & Regtech Global Awards está em sua quarta edição, e ocorre anualmente pela “Central Banking”, publicação online especializada em assuntos relacionados aos bancos centrais de todo o mundo. Em 2020, o Banco Central do Brasil foi premiado nas categorias gerenciamento de riscos e melhor site de banco central. Já em 2019, o nosso BC foi premiado na categoria iniciativa de sandbox.

Pix em alta 

Recentemente, o BC divulgou um novo conjunto de gráficos que trata de estatísticas de pagamentos de varejo e de cartões no Brasil. Na comparação mensal da quantidade de transações, por instrumento de pagamento, a ascensão do Pix é vertiginosa: 

Fonte: https://www.bcb.gov.br/estatisticas/spbadendos

Para este ano estão previstas novas funcionalidades do Pix, como o Pix Saque, Pix Troco e o Pix Garantido. Ainda que novas aplicações estejam por vir, “fazer um Pix” já faz parte da vida dos brasileiros. 

Ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro é importante para que você possa saber como gerir seu dinheiro e acertar nas escolhas para a sua empresa. Nós, da Phi, temos um time megacapacitado e que está sempre antenado às novidades do mercado. Você deseja saber mais? Procure nossas redes sociais e fique ligado nas postagens em nosso blog.

Fontes:
https://exame.com/future-of-money/pix-open-banking/pix-ganha-premio-internacional-de-inovacao-em-meios-de-pagamento/
https://www.contabeis.com.br/noticias/47522/pix-ferramenta-de-pagamentos-instantaneos-do-bc-ganha-premio-global-de-inovacao/
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/06/16/pix-premio-fintech–regtech-global-awards-2021.htm

[ebook] A Revolução do Banking chegou!

7 inovações do banking que vão impulsionar sua empresa

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​