menu

O mercado de criptomoedas atinge alta de até 6000% desde o início de 2021.

21 de abril de 2021.

Pouco conhecidas por algumas pessoas, mas em constante evolução de mercado, as criptomoedas estão em alta em 2021. As primeiras começaram a aparecer em 2009, e desde sua criação movimentam grandes valores no mercado financeiro. Sendo uma espécie de dinheiro digital, já é possível comprar produtos e serviços utilizando-as como forma de pagamento. Mas, afinal, o que são as criptomoedas e como é o seu mercado?

De forma simples, podemos dizer que são uma espécie de dinheiro – assim como as demais moedas que utilizamos diariamente –, com a particularidade de serem totalmente digitais. Outro aspecto que as diferencia bastante do dinheiro convencional é que elas não são emitidas por nenhum governo, como o real brasileiro e o dólar americano. Entre as moedas mais conhecidas deste gênero está o Bitcoin, mas o conceito de criptomoeda é bem mais antigo. De acordo com o site Bitcoin.org, o conceito foi descrito pela primeira vez em 1998 por Wei Dai, que sugeriu usar a criptografia para controlar a emissão e as transações realizadas com um novo tipo de dinheiro. Tal ato acabaria dispensando a necessidade de uma autoridade central que serviria de intermediadora, como acontece com as moedas convencionais.

A alta das criptomoedas em 2021

As criptomoedas estão vivendo momentos de alta em 2021, caindo cada vez mais no gosto dos investidores. O Bitcoin, por exemplo, já subiu 91% no acumulado do ano. Apesar dessa alta, quem acabou sendo mais notada foi a Dogecoin. Criada em forma de sátira ao mercado de criptoativos, ela registra uma alta acumulada de cerca de 6.000% em 2021, chegando a atingir quase 500% em apenas uma semana. Um aspecto que potencializou esse número foi o fato do fundador da Tesla, Elon Musk, declarar apoio à criptomoeda desde 2019. No final de 2020 ele começou a fazer isso com uma maior frequência através de suas redes sociais e, a cada mensagem do segundo homem mais rico do mundo, o preço da criptomoeda subia.

Além da alta obtida pela dogecoin, o mercado de criptomoedas também foi fomentado graças a uma notícia bem recente: a abertura de capital da casa de câmbio digital da Coinbase. Sendo a maior corretora de criptoativos dos Estados Unidos, no dia 14 de abril ela estreou no Nasdaq, o mercado de ações norte-americano, e chegou a atingir 100 bilhões de dólares em valor de mercado na máxima do dia. A política monetária do Banco Central estadunidense também tem contribuído de maneira importante para o mercado das criptomoedas. A promessa de manter as taxas de juros próximas a zero colabora para que os investidores apostem em opções mais arriscadas, como os criptoativos.

Em entrevista ao site Valor Investe, Theodoro Fleury, gestor da QR Asset Management, uma das maiores gestoras de criptoativos da América Latina, explica que, além das valorizações em si, é importante levar em consideração no ranking de criptomoedas a presença de ativos vinculados a projetos menos conhecidos, de caráter especulativo e com pouco desenvolvimento corrente em seus protocolos: “Em alguns momentos do mês de março, os tokens desses protocolos chegaram a valer mais do que redes mais estabelecidas como Litecoin e Chainlink, o que põe em dúvida a sustentabilidade na tendência de alta desses ativos”. Para ficar mais evidente, segue abaixo a lista das criptomoedas que mais valorizaram até o momento em 2021, de acordo com publicação no site Exame Invest da revista Exame.

  • Dogecoin, com valorização anual acumulada de 6.459%; 
  • BitTorrent, com 2.685% de alta em 2021;
  • Solana, com alta acumulada de 1.749% no ano;
  • Binance Coin, com valorização anual acumulada de 1.169%; 
  • VeChain, com 1.111% de alta em 2021.

Desde a criação das primeiras moedas virtuais, o mercado de criptomoedas vem se desenvolvendo rapidamente até chegar ao ponto da alta que vive hoje. Quer saber mais sobre todas as novidades envolvendo o mercado financeiro? Conte com a ajuda do time da Phi para encontrar as melhores soluções para o seu negócio!

Fontes:
https://www.infomoney.com.br/guias/criptomoedas/
https://exame.com/future-of-money/alta-de-6-000-conheca-as-criptomoedas-que-mais-se-valorizaram-em-2021/
https://valorinveste.globo.com/mercados/cripto/noticia/2021/04/06/criptomoedas-valorizam-mais-de-2000percent-no-1o-trimestre-veja-ranking.ghtml
https://forbes.com.br/forbes-money/2021/04/os-25-maiores-bilionarios-do-mundo-em-2021/

Phil

Blogger da Phi

Logo Phi

AVENIDA IPIRANGA, N° 6681
PRÉDIO 95A - TECNOPUC
PORTO ALEGRE / RS - CEP 90619-900
(51) 3021-2350 | ola@somosphi.com

4ALL 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Logo Great place to work Logo 4all
Imagem de fundo do rodapé