menu

Aplicativo de envio de mensagens e compartilhamento de arquivos receberá atualização que permitirá que sejam feitas transferências de valores.

6 de abril de 2021.

Não chegamos nem à metade do ano e já estamos cheios de novidades no mercado financeiro. A mais recente foi a liberação do WhatsApp Pay pelo Banco Central (BC). O sucesso alcançado pelo Pix desde o seu lançamento, em novembro do ano passado, a implementação das primeiras fases do Open Banking e o início da regulação do Sandbox já mostram que 2021 será movimentado. O WhatsApp Pay já era esperado em 2020, no entanto, o serviço havia sido suspenso pelo BC porque, de acordo com a entidade, a ferramenta possuía potenciais riscos competitivos. Neste ano, as coisas parecem que serão diferentes.

Apesar de ter sido autorizada pelo BC, a funcionalidade ainda não está no aplicativo. Inicialmente, o WhatsApp Pay só irá permitir que sejam realizadas transações entre pessoas e empresas. Além disso, a opção para compras não estará habilitada em seu início. A organização reguladora já aprovou os arranjos de pagamento da Mastercard e da Visa para essa finalidade, além de ter autorizado a empresa Facebook Pagamentos do Brasil Ltda. a atuar como instituição de pagamentos na modalidade de Iniciador de Transações de Pagamentos. 

Como vai funcionar 

Para usar a novidade, os usuários deverão cadastrar seus cartões de débito e pré-pago no WhatsApp para que seja possível realizar as transferências entre si. A Cielo, empresa de serviços financeiros, segue sendo a rede adquirente do serviço, mas não cobrará pelas transferências P2P ou peer-to-peer (ponto a ponto, em tradução livre). Como as compras via WhatsApp ainda não estão autorizadas, o cadastramento de cartões de crédito ainda não pode ser feito. A partir do momento que ocorrer esta autorização, a Cielo poderá cobrar algum tipo de taxa. Em junho do ano passado, quando o serviço foi anunciado originalmente, a taxa informada era de 3,99%. 

Últimos ajustes 

A decisão do BC foi recebida pelo WhatsApp com entusiasmo. Em nota publicada na terça-feira (30), a empresa declarou satisfação e afirmou que estão realizando ajustes para o lançamento da novidade: “Recebemos com muita satisfação a decisão de hoje do Banco Central sobre a aprovação do nosso pedido de licença como iniciador de pagamentos, e estamos empenhados nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível”. No mesmo dia, o BC declarou que “[….] acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”.

O WhatsApp se enquadra como um iniciador de pagamento (Pisp). Essa configuração foi aprovada pelo Banco Central e incorporada ao Open Banking, que permite que sejam compartilhados dados e serviços de clientes entre os bancos, através de um sistema integrado. Portanto, com o WhatsApp se tornando um iniciador de pagamento, será possível iniciar transações por canais que não necessariamente sejam os aplicativos ou internet banking das instituições financeiras.

Ainda não existe uma data definida para o lançamento da funcionalidade no aplicativo. Mas, assim que ela estiver disponível, vamos testar e explicar tudo sobre o funcionamento da ferramenta, tanto para pessoas como para empresas. Que tal já pensar em como essa novidade melhor se encaixa para você e seu negócio? Nós temos as soluções certas e um time megacapacitado para fazer a sua ideia se tornar realidade ainda neste ano!

Fontes

https://www.mobiletime.com.br/noticias/30/03/2021/bc-libera-whatsapp-pay-para-transferencias-mas-ainda-nao-para-compras/?utm_medium=email&utm_source=getresponse&utm_content=WhatsApp+Pay+parcialmente+liberado+%7C+MVNOs+criam+associa%C3%A7%C3%A3o+%7C+Sancionada+Lei+de+Governo+Digital&utm_campaign= https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/03/whatsapp-pagamentos-banco-central-libera-servico-no-brasil.ghtml
https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/whatsapp-banco-central-autoriza-transferencias-e-pagamentos-pelo-aplicativo-de-mensagens/
https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/17359/nota

Phil

Blogger da Phi

Logo Phi

AVENIDA IPIRANGA, N° 6681
PRÉDIO 95A - TECNOPUC
PORTO ALEGRE / RS - CEP 90619-900
(51) 3021-2350 | ola@somosphi.com

4ALL 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Logo Great place to work Logo 4all
Imagem de fundo do rodapé