menu

Meio de pagamento já pode ser usado para quitar contas de energia elétrica.

23 de fevereiro de 2021.

Já imaginou pagar a sua conta de luz com um Pix? Agora é possível liquidar débitos de contas como a de energia elétrica por meio do novo meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC). A primeira empresa a adotar a tecnologia no país foi a Neoenergia, que presta serviços na Bahia, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. 

Desde novembro do ano passado as faturas digitais da organização contam com um QR Code e com um link que encaminha o cliente para uma tela de pagamento. Segundo publicação no site da própria empresa, o uso da ferramenta vai ser ampliado em 2021 e poderá ser utilizado também por quem receber a fatura impressa. Na publicação, a empresa explica algumas das facilidades em utilizar a ferramenta para efetuar o pagamento, destacando a agilidade do sistema. “Ao efetuar qualquer pagamento, o sistema reconhece automaticamente a transação, mesmo durante os finais de semana, feriados e fora do expediente bancário. Outra inovação é o fato de o meio de pagamento estar disponível mesmo para quem não tem conta em banco, podendo ser utilizado por quem possui carteira digital. Além disso, o PIX é gratuito, o que permite que transferências entre contas sejam realizadas pelo usuário sem nenhum custo.”

O grupo CPFL, que também atua em São Paulo, além de ter clientes no Paraná, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, também irá proporcionar aos seus usuários o pagamento das faturas por meio do Pix. Inclusive, existe a previsão de que até o final de fevereiro as contas digitais e impressas possam ser quitadas através do novo meio de pagamento. Além da Neoenergia e da CPFL, a Enel, maior empresa de distribuição de energia elétrica do Brasil, também possui planos futuros para oferecer o serviços aos seus consumidores. A distribuidora afirma que já recebeu aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que inicie a adaptação de seus sistemas e deve passar a usar o Pix em breve.

Economia à vista 

A Aneel tem incentivado as empresas a adotarem o uso do Pix o mais breve possível. No entanto, a agência irá discutir uma regulamentação para o uso do sistema neste ano. Em 2020, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre a Aneel e o Banco Central com a intenção de estimular a utilização do sistema no setor elétrico. Além do benefício da facilidade na hora de efetuar o pagamento, o uso do meio de pagamento pode resultar em economia para os clientes, pois deve reduzir custos do setor elétrico, o que pode refletir diretamente nas tarifas. Em breve, 11 estados devem contar com o serviço. 

Mais rapidez para sair do vermelho

Com a aderência do Pix por parte das distribuidoras de energia, outro problema que pode ser sanado e irá beneficiar os clientes é a demora para sair da inadimplência. Atualmente, ao pagar um débito, o valor demora até dois dias úteis para que seja compensado. Já com a utilização do Pix, o valor será debitado na hora na conta da empresa prestadora de serviço, impedindo que aconteça o desligamento. “Se você tem uma conta em aberto e paga hoje, a empresa vai ver isso daqui a dois dias, normalmente. Se for fim de semana, só vai bater na segunda, pois passa pelo banco. Pelo Pix, a distribuidora vai enxergar na hora. Isso dá condições, por exemplo, de alterar a rota de uma equipe responsável por desligar a luz”, explica, em publicação no site Infomoney, Wagner Ferreira, diretor jurídico da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

O Pix proporciona segurança, rapidez e economia para usuários e organizações. Que tal aderir ao movimento e facilitar as transações diárias de sua empresa? Nós, da Phi, temos as ferramentas certas e um time megacapacitado para fazer a sua ideia se tornar realidade ainda neste ano! Bora dar um novo passo em 2021?

Fontes: 

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pix-podera-ser-usado-para-pagar-conta-de-luz-em-11-estados,70003587755

https://www.neoenergia.com/pt-br/sala-de-imprensa/noticias/Paginas/passo-passo-veja-como-pagar-fatura-energia-usando-pix.aspxhttps://www.infomoney.com.br/negocios/pix-podera-ser-usado-para-pagar-conta-de-luz-em-11-estados/#:~:text=O%20Pix%20pode%20ser%20usado,%2C%20celular%20ou%20e%2Dmail.

Phil

Blogger da Phi

Logo Phi

AVENIDA IPIRANGA, N° 6681
PRÉDIO 95A - TECNOPUC
PORTO ALEGRE / RS - CEP 90619-900
(51) 3021-2350 | ola@somosphi.com

4ALL 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Logo Great place to work Logo 4all
Imagem de fundo do rodapé