menu

Nova cultura na forma de comprar e pagar está abrindo espaço para o mercado de meios de pagamentos digitais e de aproximação.

08 de fevereiro de 2021.

Comprar sem precisar digitar a senha é um hábito cada vez mais comum. Isso se tornou ainda mais necessário em 2020, quando a pandemia causada pelo novo Coronavírus se espalhou por diversos países. Empresas do ramo de cartões e de maquininhas tiveram que correr contra o tempo para realizar uma adaptação de seus produtos e até mesmo criar novos. Essa digitalização do mercado tem seguido um fluxo constante, e, em 2021, deve continuar em alta.

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) revelam que os pagamentos por meios digitais chegaram a R$ 1,38 trilhão entre janeiro e setembro de 2020. O valor foi 5,4% maior do que o registrado no mesmo período de 2019. “O novo cenário em que temos vivido possibilita a popularização e o avanço de muitas formas de pagamento, proporcionando mais agilidade, segurança e eficiência nas transações e, consequentemente, em nossas vidas. São tendências que vieram para ficar, beneficiando toda a cadeia: emissores, estabelecimentos comerciais, consumidores e redes de pagamento”, afirma Percival Jatobá, vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa do Brasil em entrevista ao site Mercado & Consumo.

A aderência a esses meios promove a entrada de novos participantes no mercado, o que o torna cada vez mais competitivo, estimulando a criação de novas soluções que atendam as demandas de um leque cada vez mais variado de clientes. “A indústria tem crescido de maneira recorrente. Mesmo durante a pandemia, excluindo as transações via auxílio emergencial, o volume transacionado foi maior. Vem ocorrendo uma migração de transações em dinheiro para cartões”, afirma, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o presidente do PagSeguro PagBank, Ricardo Dutra. A revolução que acontece nos meios de pagamentos eletrônicos é uma realidade mundial, de acordo com Odilon Almeida, presidente da ACI Worldwide, empresa que atua na área de pagamentos eletrônicos em tempo real em 95 países e atende cerca de 6 mil organizações no mundo, entre elas estão 19 dos maiores bancos. No Brasil, os destaques dessa modernização ficam, principalmente, a cargo do Pix, novo meio de pagamento desenvolvido pelo Banco Central (BC) e o início do Open Banking. “Todos os países que entraram com o sistema financeiro aberto viram um aumento significativo no mercado de meios de pagamentos eletrônicos. A abertura da plataforma é, também, uma revolução. Mil inovam mais do que três ou quatro participantes juntos”, disse Almeida ao jornal Folha de São Paulo. 

E para 2021?

Para este ano existe a estimativa de que as transações digitais e via aproximação sejam ainda mais utilizadas do que em 2020, conforme aponta uma lista de tendências feita pela multinacional de serviços financeiros Visa. Segundo publicação no site da empresa, a evolução que aconteceu em 2020 na indústria de pagamentos digitais é irreversível. O uso de pagamentos por aproximação tornou-se uma medida de saúde pública e, de acordo com a Visa, esta forma de comprar e pagar será ainda utilizada no período pós-pandemia. Essa permanência tem sido notada pelo fato de que as empresas têm aumentado os limites das transações por aproximação, o mecanismo tem sido implementado no transporte público e pequenas empresas estão usando essa agilidade a seu favor. 

O mercado financeiro está em constante evolução, que tal implementar novas ferramentas ao seu negócio e seguir o fluxo da inovação? Nós, da Phi, temos as soluções certas e um time megacapacitado para fazer o seu negócio seguir o mesmo curso da revolução do mercado! Bora dar um novo passo em 2021?

Fontes

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/01/digitalizacao-e-maior-acessibilidade-impulsionam-setor-de-maquininhas.shtml

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/01/meio-de-pagamento-eletronico-vive-revolucao-global-diz-presidente-de-grande-grupo-do-setor.shtml

https://www.visa.com.br/sobre-a-visa/noticias-visa/nova-sala-de-imprensa/tendencias-2021.html

Phil

Blogger da Phi

Logo Phi

AVENIDA IPIRANGA, N° 6681
PRÉDIO 95A - TECNOPUC
PORTO ALEGRE / RS - CEP 90619-900
(51) 3021-2350 | ola@somosphi.com

4ALL 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Logo Great place to work Logo 4all
Imagem de fundo do rodapé