menu

A novidade promete trazer mais avanços ao sistema financeiro, incentivando as pequenas empresas e a criação de novas soluções para os usuários.  
12 de janeiro de 2021.

*Com informações do Banco Central.

Um prato cheio para as fintechs, o Sandbox Regulatório será uma verdadeira caixinha de surpresas para o mercado. Destinada a testes de novas soluções, a inovação do Banco Central servirá para que empresas coloquem em prática projetos na área financeira ou de pagamento, observando um conjunto específico de disposições regulamentares que amparam a realização controlada e delimitada de suas atividades. 

Assim, o Sandbox Regulatório tem como objetivo incentivar  a inovação e a diversidade de modelos de negócios, promovendo a concorrência entre os fornecedores de produtos e serviços financeiros para atender às diversas necessidades dos usuários. Com a novidade, será possível oferecer os novos serviços diretamente aos consumidores, conquistando assim os primeiros clientes. Tanto instituições já reguladas quanto as não reguladas poderão participar do Sandbox, e também não haverá exigência formal de capital mínimo para a empresa inscrita. 

Como funciona

Durante o período de testes, as empresas ficam sujeitas a requisitos regulatórios diferenciados e podem receber dos agentes reguladores orientações personalizadas sobre como interpretar e aplicar a regulamentação cabível. Ao mesmo tempo, os órgãos reguladores irão monitorar a implementação e os resultados dos projetos, sendo capazes de avaliar os riscos associados aos novos produtos e serviços.

Quem pode participar?

Somente podem participar: associação, sociedade, empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli), prestadores de serviços notariais e de registro, empresas públicas e sociedades de economia mista. Além disso, as entidades interessadas devem:

  • Apresentar proposta de fornecimento de produtos ou de serviços enquadrada no conceito de projeto inovador e inserida no âmbito de competência regulamentar do BC e do CMN;
  • Demonstrar a origem dos recursos utilizados para desenvolver o projeto inovador;
  • Comprovar a boa reputação de seus controladores e administradores;
  • Apresentar plano de descontinuidade das atividades; 
  • Designar diretor ou representante legal, a depender do seu tipo societário, responsável pela sua participação no Sandbox Regulatório.

Prazos e prioridades 

As inscrições serão feitas de 22 de fevereiro a 19 de março de 2021. Serão selecionados entre 10 e 15 projetos que tratem sobre:

  • Soluções para o mercado de câmbio;
  • Fomento ao mercado de capitais por intermédio de mecanismos de sinergia com o mercado de crédito;
  • Fomento ao crédito para microempreendedores e empresas de pequeno porte;
  • Soluções para o Open Banking;
  • Soluções para o Pix;
  • Soluções para mercado de crédito rural;
  • Soluções para o aumento da competição no SFN e no SPB;
  • Soluções financeiras e de pagamento com potenciais efeitos de estímulo à inclusão financeira;
  • Fomento a finanças sustentáveis.

A análise das propostas acontece entre 22 de março e 25 de junho de 2021, mas o prazo poderá ser prorrogado por até 90 dias caso o número de inscritos seja igual ou superior ao dobro do número de vagas. O Ciclo 1 terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. As atividades terão início cinco dias úteis após a publicação do resultado final.

O que acontece depois do processo de desenvolvimento de projetos?

Ao longo do ciclo do Sandbox Regulatório do BC, o regulador avaliará se a execução dos projetos e o fornecimento de produtos e serviços estão sendo satisfatórios. Caso positivo, ele poderá promover eventuais ajustes na regulamentação e permitir que esses produtos e serviços sejam fornecidos, de maneira permanente, no Sistema Financeiro Nacional e no Sistema de Pagamentos Brasileiro. Os participantes, ao final do ciclo, poderão solicitar ao BC autorização definitiva para funcionar.

Esse é o momento ideal para ter a sua própria fintech e fazer a diferença no mercado! Quer tirar a sua ideia do papel? Fale com a gente! Nós, da Phi, podemos construir a solução ideal com toda a segurança e agilidade que você precisa!

Fontes: 

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/sandbox

Phil

Blogger da Phi

Logo Phi

AVENIDA IPIRANGA, N° 6681
PRÉDIO 95A - TECNOPUC
PORTO ALEGRE / RS - CEP 90619-900
(51) 3021-2350 | ola@somosphi.com

4ALL 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Logo Great place to work Logo 4all
Imagem de fundo do rodapé