menu

Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box aponta preferências do público na hora de comprar online.   

14 de outubro de 2020.

Não é novidade que a tecnologia móvel está sendo extremamente importante durante a pandemia. Seja para buscar informação, entretenimento ou comprar, desde comida a produtos eletrônicos, a população está cada vez mais conectada, e os empresários de todos as proporções e segmentos, que ainda não tinham uma estrutura para vender online, precisaram se reinventar. Com tudo isso, novos hábitos de compra, além dos de higiene, surgiram, e tudo indica que vieram para ficar, como os pagamentos sem contato, seja por NFC/MST ou QR Code. 

A quarentena levou muitos brasileiros a usarem, pela primeira vez, a compra através de app ou site em seu smartphone. De acordo com a Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, em seis meses, a proporção de internautas brasileiros que já realizaram compras desta forma passou de 85% para 91%. Não há diferença significativa por gênero ou classe social, mas por idade: no grupo com mais de 50 anos, o percentual é de 82%, enquanto entre pessoas de 16 a 29 anos é de 91%, chegando a 93% no grupo de 30 a 49 anos. O estudo também apontou que 76% dos consumidores móveis afirmam que hoje fazem mais compras por app ou site no smartphone do que faziam seis meses atrás, o que indica o ganho de popularidade do comércio móvel. Nas classes A e B, o percentual é um pouco maior (80%), ante as classes C, D e E (75%). 

Já parou para pensar qual é o seu público-alvo, quais os hábitos dele e como facilitar o processo de compra para atender as necessidades específicas dele? Mais do que nunca, é hora de usar os dados para guiar estratégias de negócio! Afinal, para atingir potenciais compradores, é preciso saber onde eles estão. Para fidelizar clientes, é necessário conhecer seus desejos, oferecendo soluções que façam sentido no momento em que estamos vivendo. Por isso, destacamos alguns dados que podem fazer a diferença no seu planejamento, confira:  

✔ Em seis meses, passou de 35% para 48% a proporção de internautas brasileiros com smartphone que já fizeram pagamentos por QR Code;

✔ Em seis meses, subiu de 23% para 33% a proporção de internautas brasileiros com smartphone que já fizeram pagamentos por aproximação;

✔ O cashback se tornou a funcionalidade mais apreciada pelos consumidores móveis brasileiros em apps de e-commerce, citado por 42% deles.

Você sabe o que é cashback? 

Advinda do inglês, a palavra Cashback significa, literalmente, dinheiro de volta. É raro, mas, desta a vez, a tradução literal está certa. Ou seja, o consumidor faz uma compra e recebe de volta parte do valor gasto. O funcionamento do programa de Cashback é muito simples: o usuário se cadastra em um sistema que ofereça o serviço (como Méliuz, Ame Digital, Ebanx e PicPay) e adquire um meio de pagamento (normalmente, cartão de crédito ou cartão fidelidade). Na hora de fazer uma compra, o cliente procura estabelecimentos que aceitam pagamento por meio do cartão do programa. É importante destacar que cada sistema possui suas particularidades, tais como: se o valor fica de crédito para próximas compras ou se é devolvido em uma conta corrente, digital ou não. Além disso, o percentual do valor retornado é definido pelo programa de cada empresa.

Quer conquistar clientes oferecendo mais facilidade, benefícios e segurança na hora da compra? Fale com o time da Phi, nós podemos te ajudar a criar uma experiência única para seus clientes! 

Fontes:  

https://www.mobiletime.com.br/noticias/06/10/2020/cashback-tem-salto-de-popularidade-no-brasil-em-seis-meses/

Phil

Blogger da Phi

Logo Phi

AVENIDA IPIRANGA, N° 6681
PRÉDIO 95A - TECNOPUC
PORTO ALEGRE / RS - CEP 90619-900
(51) 3021-2350 | ola@somosphi.com

4ALL 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Logo Great place to work Logo 4all
Imagem de fundo do rodapé