menu

Um processo invisível acontece a cada vez que você coloca a sua senha.

Muito comum em nosso cotidiano, as redes de pagamento são grandes facilitadoras durante a realização de uma compra. Você deve estar se perguntando o que exatamente são as redes de pagamento e o que elas fazem, não é mesmo? Vamos lá: as redes, neste caso, são as conexões existentes entre comprador, estabelecimento, instituição financeira e a empresa adquirente. Mas antes de darmos seguimento ao texto, vamos explicar o papel de cada ator nesse processo.

  • Comprador: qualquer tipo de cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, que esteja adquirindo algum tipo de produto ou serviço;
  • Estabelecimentos: empresas que vendem produtos e serviços tanto no ambiente físico quanto online;
  • Instituição financeira: organização especializada em intermediar o dinheiro entre poupadores e aqueles que precisam de empréstimos, além de guardar esse dinheiro. Ela providencia serviços financeiros para os clientes, como saques, empréstimos, investimentos, entre outros;
  • Adquirentes: empresas responsáveis por fazer a liquidação financeira das transações feitas por meio dos cartões de débito ou crédito, como a Cielo. 

Ao realizar alguma compra, você está acionando todos esses “sujeitos” em uma reação em cadeia. É como derrubar um dominó de uma grande fileira. Primeiro, um cliente compra um bem ou serviço usando um cartão de crédito ou débito. Em seguida, o pagamento é autenticado. Então, o sistema do ponto de venda do estabelecimento comercial captura as informações da conta do cliente e as envia com segurança ao adquirente. O adquirente pede à bandeira a autorização do banco emissor do cartão do cliente. A bandeira submete a transação ao emissor para obter sua autorização. Logo, a resposta à autorização é enviada, ou seja, o banco emissor autoriza (ou não) a transação e redireciona a resposta ao estabelecimento comercial. Depois, o banco emissor redireciona o pagamento ao adquirente, que deposita o pagamento na conta do estabelecimento comercial. Tudo isso aconteceu nos segundos entre você colocar a senha e obter a resposta para sua transação. 

As adquirentes são as principais encarregadas para que este processo ocorra. Neste sistema, elas são as empresas responsáveis pela comunicação com as bandeiras (Visa, Mastercard, Elo, Diners etc.) e os bancos emissores dos cartões (Santander, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, entre outros). Na prática, as adquirentes são os agentes operadores nesse sistema de pagamentos. No Brasil, as principais empresas que prestam este tipo de serviços são a Rede (ex-Redecard), Cielo, Elavon, GetNet e First Data. 

Também existe a possibilidade deste processo ser encurtado. Em algumas situações o empreendedor ou lojista relaciona-se diretamente com a adquirente. Nestes casos, é preciso que seja feito um cadastro com a empresa e seguir os preceitos estipulados por ela. O lado positivo deste modelo é que o custo por transação pode ser menor de acordo com a negociação, gerando para o comerciante um lucro um pouco maior em cada venda realizada. Entretanto, vale ressaltar que neste caso o adquirente promove uma ligação entre o e-commerce e o banco, não havendo intermediário, assim, é importante que o lojista busque soluções antifraude. Caso contrário, as operações ficam mais vulneráveis e o estabelecimento corre o risco de sofrer com problemas nas negociações.

Quer saber mais sobre os meios de pagamento e descobrir quais as melhores opções para o seu negócio? Nós, da Phi, temos diversas soluções e um time supercapacitado para atender às suas necessidades!

Fontes: 

https://pagar.me/blog/subadquirente-e-adquirente-o-que-voce-precisa-saber/#:~:text=Para%20isso%2C%20elas%20se%20comunicam,normalmente%20de%20at%C3%A9%2031%20dias.

https://www.mastercard.com.br/pt-br/sobre-mastercard/oque-fazemos/processamento-pagamentos.html

https://www.visa.com.br/sobre-a-visa/noticias-visa/nova-sala-de-imprensa/visanet-o-poder-de-conectar-o-mundo.html

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/bancoscaixaseconomicas

Phil

Blogger da Phi

Logo Phi

AVENIDA IPIRANGA, N° 6681
PRÉDIO 95A - TECNOPUC
PORTO ALEGRE / RS - CEP 90619-900
(51) 3021-2350 | ola@somosphi.com

4ALL 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Logo Great place to work Logo 4all
Imagem de fundo do rodapé