menu

Elas são quase onipresentes na internet e estão mudando a nossa forma de realizar pagamentos.

O modo como nos relacionamos com o dinheiro mudou muito ao longo dos ano. A revolução e as facilidades trazidas pelos cartões foram importantes marcos na história do mercado, mas, atualmente, as formas de pagamento online vêm ganhando cada vez mais atenção e adeptos ao redor do mundo. Você sabia que nos Estados Unidos os pagamentos móveis, como Apple Pay e Android Pay, estão crescendo rapidamente? Ou que a China é o maior mercado de comércio eletrônico no mundo, onde 70% dos consumidores usam seus smartphones para comprar? Os dados são da plataforma de pagamentos Adyen e não deixam dúvidas: as compras e os pagamentos online são uma realidade cada vez mais popular.  

As e-wallets, ou carteiras digitais, são um bom exemplo disso. Elas estão em praticamente todos os aplicativos e serviços que usamos diariamente. Uber, Ifood, Netflix e tantas outras empresas têm cada qual a sua carteira, e você acaba usando todas elas. Explicando melhor: cada vez que você coloca seus dados de cartão de crédito nesses aplicativos, e compra à vontade sem ter que cadastrar tudo novamente a cada pedido, ou até mesmo quando você adiciona créditos pré-pagos, você está usando a carteira digital do aplicativo, que guarda seus dados, tanto os de identificação quanto os bancários. Além desses apps que já possuem wallets, é possível baixar aplicativos específicos para esse serviço, o que pode facilitar em muito suas compras, sejam elas online ou não. 

“O uso das carteiras digitais avançará fortemente nos próximos dois anos em todo o mundo, abocanhando parte dos ganhos de bancos e empresas de cartões com o modelo tradicional de pagamentos ao longo das últimas décadas”, alerta uma publicação do site Valor Investe. Mas, afinal, como as carteiras digitais funcionam? Como fazer pagamentos fora dos aplicativos usando a sua e-wallet? Quais são as carteiras mais populares no Brasil? Isso e muito mais você fica sabendo neste artigo. Confira! 

O que é e-wallet

Você pode chamar de e-wallet, digital wallet ou, em bom português, carteira digital,. A função desse serviço é praticamente autoexplicativa: trata-se de uma carteira, só que em âmbito digital. Com a exceção de fotos 3×4 e cartões de visita que você provavelmente nunca olha, elas têm a mesma funcionalidade dos artefatos de couro que carregamos no bolso, ou seja, guardar os seus dados bancários, suas senhas, o número dos seus cartões, seus dados pessoais e, inclusive, o seu dinheiro depositado. Tudo isso feito com base em um software de armazenamento de dados. Em suma, uma carteira digital é um aplicativo em que o usuário pode adicionar e armazenar diferentes cartões e meios de pagamento, o que traz mais facilidade na hora de fazer pagamentos. Para isso, podem ser usados diversos dispositivos, como um smartphone ou um smartwatch. Com as carteiras digitais é possível “[…] fazer transações eletrônicas em ambiente digital. Basta adicionar um cartão de crédito ou transferir qualquer quantia para a conta, e o usuário gasta quando e como quiser. Elas […] permitem realizar compras apenas encostando o smartphone em uma maquininha, por biometria, QR Code ou via app e site com apenas um clique, sem a necessidade de senhas”, explica uma publicação do site Estadão.

As carteiras digitais são seguras?

A resposta também é simples: sim! O segredo por trás das transações é a tokenização dos dados criptografados, o que cria uma identidade digital do cartão no dispositivo usado para pagar, como o smartphone. Assim, o usuário só precisa inserir as senhas do cartão uma vez. O procedimento praticamente zera o risco de fraude, informa a publicação do Estadão. “Ou seja, os detalhes do cartão se tornam desnecessários, sendo substituídos por um identificador de dados, exclusivo e criptografado”, e isso torna toda a transação mais segura, explica uma reportagem do site Terra. 

Como funciona uma e-wallet?

Imagine entrar em um novo site de compras em que todos os dados do seu cartão já estão cadastrados, sem que você tivesse que preencher longos formulários? Essa é a realidade de quem usa uma digital wallet. Mas também é possível usar essa tecnologia em lojas físicas. Para colocar dinheiro numa digital wallet é simples: basta fazer uma transferência bancária ou fazer o pagamento de um boleto que direciona o valor para a conta. Uma grande vantagem é que não é preciso ter conta bancária para ter uma carteira digital. “Depositando dinheiro na carteira digital, qualquer pessoa pode ter acesso à facilidade das transações online, podendo realizar recargas de celular, recarregar cartões de transporte, pagar contas e ainda enviar dinheiro para outras pessoas através do aplicativo”, afirma o texto na plataforma Medium feito pela empresa RecargaPay (que também oferece o serviço de e-wallet).

Eu preciso pagar para ter uma wallet? 

Nesse modelo, o cliente não paga nada pelo uso do serviço: é a empresa que recebe o pagamento que desembolsa uma porcentagem do valor, seguindo o mesmo modelo de cobrança das “maquininhas”, que varia, como com cartões de crédito. 

Quais são as wallets mais usadas no Brasil?  

Segundo pesquisa da Ayden, o Brasil representa mais de 40% do mercado total de comércio eletrônico na América Latina. Por aqui, as carteiras digitais mais populares são: PagSeguro, Samsung Pay, Google Pay, PayPal, Mercado Pago, Apple Pay e Pic Pay.

Sua empresa precisa de uma e-wallet?

A resposta é: depende. Qual é o seu negócio? A decisão vai ser feita de acordo com objetivos, segmento de atuação e perfil do mercado consumidor de cada empresa, para citar os fatores decisivos. Por isso, é tão importante contar com um parceiro especialista que, além de ajudar a desenvolver a solução, contribuirá para que a marca estude e avalie cada uma dessas variáveis vitais para o projeto.

A Uber, por exemplo, tem uma e-wallet própria, que é o local em que ficam guardados os dados do cartão de crédito. Diversos varejistas brasileiros compreenderam a importância de desenvolverem suas próprias e-wallets. É o caso do Magazine Luiza com o Magalu Pagamentos e do Ame Digital da B2W. Já a Phi – Fintech do hub 4all – desenvolveu as carteiras digitais para organizações de diversos setores, como os times de futebol Grêmio e Internacional, gigantes do setor de energia, como a Cosan, e grandes varejistas como a rede de supermercados Zaffari. Segundo a Global Payments Report 2017 da Worldpay, o uso da carteira digital no Brasil deve dobrar, passando de 15% para 31% em 2021.

Como criar uma e-wallet para sua empresa? 

Administrar uma carteira digital pode não ser fácil para alguém que não é da área financeira. Por isso, buscar parceiros que entendam desse tipo específico de negócio é fundamental, pois é preciso compreender e estar de acordo com uma série de processos regulatórios, técnicos e buscas de canais alternativos para entrada e saída dos saldos das e- Wallets. “Nesse contexto as fintechs se apresentam como uma alternativa, oferecendo o que há de mais inovador em serviços, além de já possuírem todas as licenças necessárias. Nessa hora, contar com uma infraestrutura verticalizada faz a diferença, porque é possível escalar na velocidade do cliente sem a necessidade de envolver outro parceiro”, explica uma publicação do do site Novarejo.

Quais as diferenças entre uma carteira e uma conta digital?  

As duas principais características de uma conta digital são: o fato de serem abertas ou fechadas exclusivamente pela internet, sem a necessidade de ir pessoalmente até uma agência; e serem totalmente controladas de forma online – seja por um aplicativo ou por um site. Esse tipo de conta costuma oferecer a maioria dos serviços de uma conta “comum”, como transferências, depósitos, pagamento de boletos, e até a função débito, em alguns casos. 

Além da facilidade, uma das marcas registradas das contas digitais é a economia: na maioria das vezes, esse tipo de serviço não cobra taxas (mas pode cobrar por alguns serviços, como o saque). Por terem estruturas menos burocráticas que as dos bancos tradicionais, as empresas que oferecem esse tipo de conta conseguem proporcionar vantagens mais competitivas. Ou seja, é uma conta corrente como a que você está habituado a utilizar, com as facilidades trazidas pelos serviços digitais. 

Assim, você pode guardar seus meios de pagamentos na sua carteira digital e seu dinheiro na sua conta digital e escolher como e quando usar, com apenas alguns toques no celular.  

Serviços Conta Digital Carteira Digital 
Funciona como uma instituição financeira SimNão 
Funciona por meio de aplicativosSimSim
Armazena meios de pagamento de outras instituiçõesNão Sim 
É possível usar para fazer transferência de dinheiro Sim, para outras contasSim, entre carteiras 
É possível usar para pagar comprasSim, funciona como uma conta corrente tradicionalSim, se você tiver dinheiro nela, ou usando os dados de cartão de crédito ou débito que estão armazenados nela 
Exemplos NuBank, Neon Banco Inter, NextPagSeguro, Samsung Pay, Google Pay, PayPal, Mercado Pago, Apple Pay e Pic Pay

Na prática, e com algumas adaptações, a tecnologia só está levando para o digital o que já acontece no mundo físico, e centralizando as operações no celular – já que o carregamos para todos os lados. Com isso, ganhamos em agilidade, criamos novos hábitos e temos novas oportunidades de investimento. Que tal entrar de vez na era tecnológica e movimentar seu dinheiro com mais facilidade e segurança? Quer saber como usar as tecnologias a seu favor e se tornar uma fintech? A Phi pode te ajudar!

Fontes: 

http://patrocinados.estadao.com.br/pagamentosdigitais/e-wallets-por-que-as-carteiras-digitais-sao-tao-valorizadas/

https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/digital/carteiras-digitais-sao-o-proximo-passo-da-mobilidade,7b5e35ad344385f01fc07e5168f056073frsp09e.html

https://www.adyen.com/pt_BR/blog/infografico-como-as-pessoas-pagam-ao-redor-do-mundo

https://medium.com/@recargapay/o-que-%C3%A9-uma-digital-wallet-32fe610550ca

https://www.consumidormoderno.com.br/novarejo/

https://distrito.me/carteira-digital-e-wallet/

Phil

Blogger da Phi

Logo Phi

AVENIDA IPIRANGA, N° 6681
PRÉDIO 95A - TECNOPUC
PORTO ALEGRE / RS - CEP 90619-900
(51) 3021-2350 | ola@somosphi.com

4ALL 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Logo Great place to work Logo 4all
Imagem de fundo do rodapé